segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dialogando com a História das Coisas

Dialogando com a História das Coisas
Autor e Co-autor(es)
Autor Renata Carvalho da Silva
RECIFE - PE ESCOLA MUNICIPAL NADIR COLACO
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
História
Organizações políticas e administrações urbanas

-->
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. (PCN's, BRASIL, 1998).
Duração das atividades
Uma semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conhecimento dos resíduos sólidos que são descartados (lixo).
O conhecimento das propagandas.
O conhecimento do contexto sócio-histórico-cultural brasileiro
Estratégias e recursos da aula
- Navegar no site do filme;
- Fazer pesquisas e ler textos sobre contexto sócio-histórico-cultural brasileiro e norte-americano;
- Construir com os alunos um roteiro de análise com questões como qual o título do filme? quem produziu? em que contexto? Porque? qual o objetivo? qual a mensagem?;
- Assistir a um trecho de História das Coisas;
- Discutir o trecho do filme em sala aula;
- Fazer relatório para entregar próxima aula;
- Construir com os alunos um roteiro de análise com questões qual a mensagem? quais os materiais citados? para vão? quias as possíveis soluções para problemas apresentados no filme?;
- Assistir o segundo trecho de História das Coisas;
- Fazer pesquisas e ler textos sobre o lixo e reciclagem;
- Discutir o trecho do filme em sala aula;
- Fazer relatório para entregar próxima aula.
Recursos Complementares
Internet, Filme História das Coisas, textos.
Avaliação
-Observe o envolvimento dos alunos em cada etapa do trabalho.
-Avalie a produção dos relatórios pelos alunos e os resultados de suas pesquisas.
-Observe a compreensão dos alunos sobre a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Um comentário:

  1. A "Estratégias e recursos da aula" não deixam claro qual a ação didática que será orientada pelo professor junto aos alunos.
    Refazer!

    ResponderExcluir