sábado, 30 de outubro de 2010

Dialogando com "A História das Coisa"

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE

Departamento de Educação

Metodologia do Ensino de História II


Título da aula: Dialogando com a "A História das Coisas"


Autor(a): Renata Carvalho da Silva


RECIFE - PE ESCOLA MUNICIPAL NADIR COLACO

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Inicial

História

Relações Políticas


Turma/ano: EJA III

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. (PCN's, BRASIL, 1998).

Duração das atividades:

Uma semana

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

O conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos que são descartados em casa e na comunidade (lixo); o conhecimento dos alunos sobre as propagandas e formas de estimular o consumo; o conhecimento dos alunos sobre o contexto sócio-histórico-cultural brasileiro e as relações de consumo, antigamente e atualmente, durante suas experiências de vida.

Estratégias e recursos da aula:


Primeiro momento:

O professor falará, previamente, sobre o filme "A História das Coisas" com Annie Leonard, atribuindo ênfase ao contexto sócio-histórico-cultural mundial e às transformações histórico-culturais ocorridas nos modos de vida e de consumo das pessoas, coletando e aproveitando os saberes prévios dos alunos sobre o assunto em seu contexto de vida. O professor irá construir com os alunos um roteiro de análise com questões como "Qual o título do filme?"; "Quem narrou o filme?"; "Quem produziu?"; "Em que contexto sócio-histórico?"; "Porque?"; "Qual o objetivo do filme?"; "Qual a mensagem?"; "Qual a política do sistema apresentado?"; "Quais os materiais citados?" "Para onde vão?"; "Quias as possíveis soluções para problemas socioambientais apresentados no filme?".


Segundo momento:

Os alunos irão navegar no site do filme "A História das Coisas", http://www.storyofstuff.com/ , para pesquisar sobre o filme. Logo após, irão fazer pesquisas e ler textos sobre o Feudalismo e sobre a Guerra Fria na internet com o auxilio do professor. Com os arquivos e sítios encontrados, o professor selecionará e fará uma adaptação dos textos e levará para a sala de aula. Junto aos alunos, o professor relacionará os textos ao contexto sócio-histórico-cultural brasileiro e norte-americano, aproveitando os conhecimentos prévios, com ênfase nas relações de consumo.


Terceiro momento:

Os alunos irão formar grupos e discutir as transformações histórico-culturais ocorridas nos modos de vida e de consumo das pessoas, comparando o modo como eles lembram que as pessoas consumiam antigamente, principalmente os alunos mais idosos, e o modo como eles percebem que as pessoas consomem hoje, a diferença da quantidade de produção de lixo feita atualmente, e das consequências dessas políticas, economia, e modo de vida para a felicidade das pessoas, bem como, para as diferenças no cenário das ruas de Recife/PE e da comunidade do Buriti e para o Planeta. Fazer uma apresentação oral das conclusões de cada grupo em sala de aula.


Quarto momento:

O professor relembrará os alunos do roteiro de análise do filme. Os alunos irão assistir a um trecho dublado e legendado de "A História das Coisas", por dez minutos, e discutir o trecho do filme em sala aula, procurando responder as questões previamente sistematizadas fazendo inferências. Em seguida, irão assistir ao segundo trecho de "A História das Coisas", por mais dez minutos, e prosseguir a discussão conhecendo aspectos do filme, esclarecendo conceitos como "corporações", "terceiro mundo", etc., afirmando e reafirmando as primeiras hipóteses na tentativa de responder as questões, e refletindo com base nos textos que explicam os contextos do feudalismo e da Guerra Fria, e nas discussões e reflexões já realizadas em sala de aula sobre as transformações histórico-culturais ocorridas nos modos de vida e de consumo das pessoas.


Quinto momento:

O professor levará a transcrição do filme "A História das Coisas" e fará com os alunos uma leitura dinâmica pontuando os problemas socioambientais apresentados no filme, ocasionados devido as transformações histórico-culturais ocorridas nas relações de consumo. Os alunos irão discutir, junto ao professor, as suas impressões e conclusões sobre o filme em sala de aula formulando e sistematizando no quadro as possíveis soluções para os problemas apresentados no filme, inclusive as soluções que podem ser exercidas em casa a curto prazo como, por exemplo, o não desperdício de alimentos. O professor solicitará que os alunos elaborem um relatório do filme e suas conclusões sobre ele para entregar na próxima aula.


Avaliação:

-Observe o envolvimento dos alunos em cada etapa do trabalho.

-Avalie as produções dos relatórios, as colocações e apresentações orais realizados pelos alunos e os resultados de suas pesquisas.

-Observe a compreensão dos alunos sobre a realidade ao formularem problemas tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário